Quem somos

UCA um dos melhores clubes de aeromodelismo do Brasil.

No inicio da década de 50…

…Um punhado de jovens, motivados pelo fascínio da aviação, decide se reunir nos fins de semana para fazer voar pequenos planadores e aviões de madeira com hélices movidas a elástico torcido, entelados com seda, pintados com capricho.

Mal sabiam eles que estariam assim, fazendo aflorar em muitas pessoas a admiração e o interesse por essas pequenas máquinas voadoras, despertando nos futuros aeromodelistas, um frenesi, uma impulsão quase incontrolável e um desejo de ver no ar seus artefatos alados, todos os fins de semana. Estava nascendo a União Campineira de Aeromodelistas, a nossa querida UCA.

Graças ao esforço de nossos sócios, conseguimos um lugar ao sol. Um lugar privilegiado, dentro da fazendo Chapadão, cedido pelos nossos companheiros do exército Brasileiro, a quem seremos eternamente gratos.

Como herança das primeiras reuniões o perfil alado da torre do Castelo D’água foi incorporado ao emblema do clube, ressaltando assim, nossa origem, até hoje.

Somos um grupo especial que teve a sorte de encontrar no aeromodelismo um refúgio, um oásis. Graças a ele temos a oportunidade de desenvolver habilidades, de encontrar pessoas, fazer amigos e socializar.

Nestes 66 anos de aeromodelismo, muitos foram os desenvolvimentos alcançados pela tecnologia e que proporcionaram ao esporte condições de reproduzir em escala pequena, verdadeira obras-primas, miniaturas perfeitas dos aviões em escala cheia.

Muitos sócios, muitos amigos ajudaram a fazer que a UCA se tornasse um dos melhores clubes de aeromodelismo do Brasil. Não seria possível citar aqui, todos os nomes, mas um em especial , Sr. Edmundo Ferreira, fundador da UCA, esta sua instituição é sua por direito.